Poseidon é o deus dos oceanos e mares e também Deus de todos os cavalos, ele era irmão de Zeus, e teve participação na guerra dos titãs, ele era muito representados com o seu tridente no qual tinha ali todo seu poder. Antes de fazer as viagens marítimas, todos os integrantes dos navios faziam uma pequena oferenda a Poseidon, como gratidão eles queriam bons ventos em suas viagens, pois Poseidon era muito vingativo sempre andava por seus oceanos a procura de inimigos ou humanos que não lhe pediam permissão.
Ele se casou com a deusa Anfritite, mas mesmo assim era muito namorador e teve muitos casos nos quais nasceram:
Com a Medusa que era uma criatura mítica,nasceu Chyrysaor e Pegasus.
Com a ninfa Thossa nasce o ciclope Polifemo, nisso com a multiplicação de vários ciclopes Poseidon foi considerado protetor e pai de todos.
Amymone nasceu Naupilus.
Seduzido pela ninfa Infimedia ele teve os filhos Oto e Efialtes eles eram generais de batalhas, era sempre unidos por isso quando estavam unidos em batalhas diversas, eles o chamavam de Aloadaes.
Com a deusa, Anfritite irmã de Tétis, ele se casou e teve Tritão o deus dos fundos dos oceanos.
Poseidon também tinha vários inimigos como a deusa Palas Atena que no qual ele disputou com ela para saber quem iria ser o grande deus padroeiro da grande cidade Atena.
Em geral, Poseidon sempre teve uma reputação de um Deus muito nervoso que só queria saber de possuir as oceanos e grande mares e fazer suas terríveis vinganças, mas para os romanos ele era considerado Netuno, para eles era um deus toltamente tranquilo e só queria a paz.
Espaço virtual dedicado ao saber. Tem o objetivo de promover o conhecimento das pessoas e talvez mudar o seu de pontos de vista sobre mitos.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
9 - A relação entre os elementos mito, religião, filosofia, ciência e senso comum
Os elementos estudados estão relacionados e interligados na história do homem.
Antigamente, os mitos funcionavam como uma forma de explicar o inexplicável, servia também como religião para os povos que acreditavam neles, um exemplo foi a criação de vários deuses que comandavam os elementos da terra e do céu. Os mitos foram o início dos pensamentos filosóficos dos homens, que passaram a questionar porque determinadas coisas aconteciam e outras não e filosofavam sobre isso. Hoje em dia, a tarefa de explicar o que acontece no mundo cabe aos ciências por meio de teorias e experimentos, fazendo com que os mitos criados antigamente sejam quebrados e as verdades sobre eles sejam expostas ao mundo.
O senso comum, fazia com que os mitos criados como forma de explicação para alguma coisa fossem aceito em meio a sociedade.
8 - O pensamento mitológico explicado pela ciência
Nos dias atuais, a ciência possui as tecnologias e os conhecimentos necessários para explicar a maior parte das coisas ao nosso redor, mas antigamente não possuíamos tais ferramentas. No período em que os mitos foram criados, o homem pouco podia explicar os acontecimentos ao seu redor, então, com os seus recursos disponíveis, criava mitos para explicar o inexplicável para a época.
Portanto, o pensamento mitológico é explicado pela gula do homem de saber, do compreender e interpretar tudo que via e vê, o que hoje é tarefa da ciência. Os mitos funcionaram como ponto inicial do pensamento científico.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
7 - As concepções mitológicas nos dias atuais
Nos dias atuais ainda existem concepções mitológicas sim e em vários lugares por sinal, alguns deles são:
crenças, atitudes, medos, supertições, etc que sempre tem um mito que motivaram esses sentimentos.
Em cada cultura ou grupo social tem o seu mito.
Também existem conceções mitológicas nas lendas urbanas por exemplo, que é a considerada que mais se baseia nas histórias das mitologias antigas.
crenças, atitudes, medos, supertições, etc que sempre tem um mito que motivaram esses sentimentos.
Em cada cultura ou grupo social tem o seu mito.
Também existem conceções mitológicas nas lendas urbanas por exemplo, que é a considerada que mais se baseia nas histórias das mitologias antigas.
6 - O significado de Khaos para os gregos
O Khaos é o estado primordial, primitivo do mundo. Era, segundo os poetas, uma matéria que existia desde tempos imemoriais, sob uma forma vaga, indefinível, indescritível, na qual se confundiam os princípios de todos os seres particulares. Khaos era ao mesmo tempo uma divindade, por assim dizer, rudimentar, capaz, porém, de fecundar. Gerou primeiro a Noite, e depois o Érebo.
5 - A influência da mitologia grega na cultura ocidental
A mitologia grega foi e é certamente a mitologia mais conhecida e contada no mundo todo e a influência em nossa cultura passa a ser mais evidente quando tomamos conhecimento dela. Com essa associação, imaginamos qual era a influência dessa cultura nas sociedades da época, como quando a romana que dominou politicamente e militarmente os gregos, porém , se adptaram a sua cultura como modo de vida, algo muito difícil de se acontecer naquela época.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
4 - Os principais personagens da mitologia grega
Os principais personagens da mitologia grega são:
ZEUS
É o deus principal, governante do Monte Olimpo. Rei dos deuses e dos homens, era o sexto filho de Cronos. Como seus irmãos, deveria ser comido pelo pai, mas a mãe deu uma beberagem a Cronos e este vomitou novamente o filho; este e seus irmãos, também vomitados na mesma hora, uniram-se contra o pai, roubaram os raios e venceram a batalha. Os raios, fabricados pelo deus Hefaistos, eram o símbolo de Zeus.
PALAS ATENA
Deusa virgem, padroeira das artes domésticas, da sabedoria e da guerra. Palas nasceu já adulta, na ocasião em que Zeus teve uma forte dor de cabeça e mandou que Hefaistos, o deus ferreiro, lhe desse uma machadada na fronte; daí saiu Palas Atena. Sob a proteção dessa deusa floresceu Atenas, em sua época áurea. Dizia-se que ganhou a devoção dos atenienses quando presenteou a humanidade com a oliveira, árvore principal da Grécia.
APOLO
Deus do sol e patrono da verdade, da música, da medicina e pai da profecia. Filho de Zeus, fundou o oráculo de Delfos, que dava conselhos aos gregos através da Pitonisa, sacerdotiza de Apolo que entrava em transe devido aos vapores vindos das profundezas da terra.
ÁRTEMIS
A Diana dos romanos, era a deusa-virgem da lua, irmã gêmea de Apolo, poderosa caçadora e protetora das cidades, dos animais e das mulheres. Na Ilíada de Homero, desempenhou importante papel na Guerra de Tróia, ao lado dos troianos.
AFRODITE
Deusa do amor e da beleza, era esposa de Hefaistos e amante de Ares, a quem deu vários filhos (entre eles Fobos = Medo, e Demos = Terror). Afrodite era também mãe de Eros.
HERA
Esposa de Zeus, protetora do casamento, das mulheres casadas, das crianças e dos lares. Era também irmã de Zeus, uma das filhas vomitada por Cronos.
DÉMETER
Era a deusa das colheitas, dispensadora dos cereais e dos frutos. Quando Hades, deus do inferno, levou sua filha Perséfone como sua esposa, negou seus poderes à terra, e esta parou de produzir alimentos; a solução de Zeus foi que Perséfone passaria um terço do ano no inferno, com seu marido, e o restante do tempo com sua mãe, no Olimpo. Dessa forma, Démeter abrandou sua ira e tornou a florescer nas colheitas.
HERMES
Filho de Zeus e mensageiro dos mortais, era também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões, era guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores.
POSEIDON
É o deus do mar e dos terremotos, foi quem deu os cavalos para os homens. Apesar disso, era considerado um deus traiçoeiro, pois os gregos não confiavam nos caprichos do mar.
DIONÍSIO
Era o deus do vinho e da fertilidade. Filho de Zeus e uma mortal, foi alvo do ciúme de Hera, que matou sua mãe e transtornou o seu juízo. Assim, Dionísio vagueava pela terra, rodeado de sátiros e mênades. Era o símbolo da vida dissoluta.
ARES
O deus guerreiro por excelência. Seu símbolo era o abutre. Seus pais, Zeus e Hera, detestavam-no, mas era protegido por Hades, pois povoava o inferno com as numerosas guerras que provocava. Sua vida estava longe de ser exemplar - foi surpreendido em adultério com Afrodite, esposa de Hefaistos, que os prendeu em fina rede; foi ferido por três vezes por Héracles (Hércules). Era muito respeitado pelos gregos por sua força e temperamento agressivo.
HEFESTO
Deus ferreiro, do fogo e dos artífices. Filho de Zeus e Hera, foi lançado do Olimpo por sua mãe, desgostosa por ter um filho coxo. Refugiou-se nas profundezas da terra, aprendendo com perfeição o ofício de ferreiro. De suas forjas saíram muitas maravilhas, inclusive a primeira mulher mortal, Pandora, que recebeu vida dos deuses. Construiu no Olimpo um magnífico palácio de bronze para si próprio, e era estimado em Atenas. Para compensá-lo de sua feiúra, seu pai deu-lhe por esposa Afrodite, a deusa da beleza. Era artesão dos raios de Zeus.

3 - Mitologia grega e suas diferentes categoria.
Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os povos. A mitologia grego explica as origens do mundo e os pormenores das vidas e aventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e outras criaturas mitológicas.
2 - Mito dentro da filosofia
Muitas histórias mitológicas conservam-se na mente das pessoas, dando uma certa, perspectiva daquilo que acontecia em suas vidas.Aquilo que os seres humanos têm em comum revela-se no mito. Elas são histórias da nossa vida, da nossa busca da verdade. Os mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana, daquilo que somos capazes de conhecer e experimentar interiormente.
Assim sendo os mitos têm como tema principal e fundamental a busca pela verdade pelo o que não conseguimos provar a existência.
Os mitos estão perto do inconsciente colectivo das pessoas e por isso são infinitos na sua revelação.
1 - Mito e o que procura explicar
Mito, é o relato de uma história verdadeira ou não, ocorrida nos tempos dos princípios, quando havia a interferência de entes sobrenaturais, uma realidade passou a existir, seja uma realidade total ou não. Os mitos procuram explicar coisas que talvez sejam inexplicável, como o surgimento do mundo ou coisas que o homem quer que exista, mas não tem como provar.
Assinar:
Postagens (Atom)